domingo, 19 de junho de 2016

Hora da Pipoca: Invocação do Mal 2

Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist)
Direção: James Wan
Gênero: Terror
Duração: 2h13 min.

Baseado em fatos reais, "Invocação do Mal 2", acompanha a vida da família Hodgson, que são atormentados por uma entidade maligna que deseja aparentemente tirá-los da casa onde residem. 

A pequena Janet (Madison Wolfe), dentre todos da família é a mais perseguida pela entidade, que logo se apossa da menina.

O caso da família chama atenção da mídia e do investigador Maurie Grosse (Simon McBurney), que liderou uma equipe de durante meses, coletando informações dos fenômenos paranormais que aconteciam na casa. 

Preocupado com a família, o investigador procura a ajuda do casal Warren, Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga), que são convocados pela igreja até o local para investigar o caso, na Inglaterra. E a mandado da igreja, os demonologistas só devem intervir ou realizar uma sessão de exorcismo, se descobrirem algo que "vale a pena", tais ações para livrar a família atormentada.

Diante do novo caso, Lorraine sente-se incapaz de enfrentar mais uma entidade maligna, depois de ter sensações que a vida de Ed, seu marido e companheiro, possa ser tirada. E mesmo comovida com a situação da família atormentada, Lorraine se desespera ao aceitar a ideia de arriscar a vida do amor da sua vida.

Entre o desejo altruísta de ajudar os Hodgson e o medo de perder Ed, é possível reparar toda a preocupação de Lorraine durante todo processo do caso, seja em um simples olhar ou em ocasiões banais, como um café da manhã em família. 


O filme conta com atuações consideráveis, em destaque Madison Wolfe, que faz o papel de Janet, a menina possuída pela entidade. 

A atuação de crianças em filmes na maioria das vezes são inferiores aos demais atores, e principalmente em filmes de terror, isso é indiscutível. Colocar uma criança pra ficar gritando assustada toda hora é fácil, mas a atuação de Madison Wolfe vai muito além disso.

A atuação de Madison cria uma atmosfera assustadora e sombria, a tristeza estampada em seu rosto dá vida a personagem, a inconformação do que está passando e todos momentos de possessão são impecáveis considerando que são cenas interpretadas por uma criança. O que me lembrou a Linda Brair, em "O Exorcista".

Há também que parabenizar mais uma vez a atuação maravilhosa de Vera Farmiga, como Lorraine Warren.

No filme antecessor a atuação de Farmiga foi de longe a melhor do thriller, e no filme sequência a atriz não perde a chance de arrasar novamente. A determinação do primeiro filme é deixada de lado, mas entra na personagem o ar de desespero, que durante todo o filme só cresce mais e mais. 

O filme foca muito mais no casal Warren do que no primeiro, aqui podemos ver o quanto os dois precisam um do outro. Criando assim um laço de empatia ainda maior com o público

A preocupação do filme não é apenas de mostrar o quanto ele pode ser assustador, mas também é grandioso por incluir em sua história o contraste com períodos, entre a calmaria e medo. Além de mostrar a beleza de uma época recriada com perfeição através de cenários, figurinos e até mesmo objetos de cena.

A fotografia do filme é impecável, as cores fortes das roupas de alguns personagens em contraste com a escuridão dá uma extrema sensação de perigo, junto com a trilha sonora que sem dúvidas é um dos pontos fortes do filme. A sensação de que algo vai acontecer a qualquer momento, mas que propositalmente não acontece é de extremo medo.

O trabalho de filmagem do filme é bastante vasto, cheio de cortes inteligentes e transições de foco bem trabalhados. A sensação de que a câmera está sempre seguindo os olhos dos personagens é incrível, o diretor realmente sabe brincar com o seu público.

As cenas de terror são clichês e não há inovação. Cadeira balançando, móveis se movendo sozinhos e cheios de jump scare. Mas eu não ligo para clichês em filmes de terror, contanto que me assuste, eu me conformo. E isso o filme consegue fazer fácil-fácil, os jump scare de "A Invocação do Mal 2" estão por suas duas horas, não cansa e quase todos funcionam. Sério, algumas cenas eu dei pulos de dois metros da poltrona.

Por fim, "Invocação do Mal 2" é grandioso em filmagem e na arte de dar sustos sem apelar para a facilidade. A história do filme é empolgante e as formas de serem contados também. É um caso raro de uma sequência de terror melhor do que o seu antecessor. O melhor filme do seu gênero dos últimos anos.

Nota 10/10:          

2 comentários:

  1. Menina, eu assisti o filme semana passada. Agora pensa numa pessoa que gritou hahahaha nuss!!!
    Até hoje fico com medo na hora de dormir acredita?
    Realmente é o melhor filme de terror de muito tempo viu!!!
    Bjs ♥
    http://www.bonitamenina.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Diz-se que uma boa volta merecia outro que é o raciocínio por que estou usando este meio de agradecer Dr.AKpada para sua assistência durante o meu tempo de dificuldades no meu relacionamento. Mas olhando para ele deste ângulo que Dr.AKpada salvou meu relacionamento lançando um feitiço para mim que trouxe meu amante dentro de um período de 48 horas, O que realmente me chocou emocional foi que meu amante foi mais romântico desde a ajuda do Dr. AKpada. A fim de fazer um monte de pessoas enorme favor vou escrever os detalhes do Dr.AKpada por via e-mail (akpadatemple@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Layout by: Adolescente Nerd | Exclusivo Cupcake Leitor | Don't Copy