quinta-feira, 24 de julho de 2014

Resenha - A Revolta da Sucata


            

Quem poderia imaginar, mesmo nos sonhos mais esdrúxulos, uma insurreição de celulares antigos descartados? Quem poderia sequer sonhar com os aparelhos "ultrapassados" exigindo ser retirados do lixo? Está é a incrível mas talvez não impossível aventura de toda uma linha de smartphones que não admitem ceder o lugar para aparelhos mais modernos - cujo sucesso, segundo eles, se deve apenas ao marketing agressivo e à propaganda maciça. Uma história que fala do consumismo a obsolescência forçada, de desperdício de energia e de recursos, e da geração desenfreada de toneladas de resíduos nocivos. É a nossa história, talvez? 























                                        Com um assunto preocupante de uma forma inteligente
                 Laura Bergallo conseguiu mostrar que estamos tomando o caminho que talvez sem volta                                                             estamos tomando com o consumismo exagerado.
Além de ter uma capa muito interessante e bem feita o livro A Revolta da Sucata também tem as mesmas                                                                  qualidades com a história. 
Em um futuro talvez não muito distante com a tecnologia sempre avançando e aumentando em vendas e melhorias com smartphones que falam, conversam, avisam notícias e fazem todas necessidades que o homem já não tem a 'capacidade' de fazer. Suaritas ( Sistema Ultra-Avançado de Relacionamento Interativo por Tarefas Autoexecutáveis ) são os smartphones que todos querem ter, ficando para trás o sistema Sarita ( Sistema Avançado de Relacionamento Interativo por tarefas Autoexecutáveis) totalmente esquecidas na sucata o sistema Sarita se revolta contra uma cidade, dando fim a esse esquecimento.


                                                                                                 
Somos apresentados à Drica, Deivison, Marli, Cris e Pedro diante do início dessa revolta do sistema Sarita, e acabamos conhecendo também o modo de como cada um é diante do consumismo. Drica, a única que não concorda com todo esse consumismo exagerado e a única que ainda tem em seu smartphone o sistema Sarita. A única que as Saritas podem confiar. Contam com ela para avisar a população do confronto que está por vim. Com a situação sobre todo controle das revoltadas Saritas, elas sequestram duas pessoas. Oque deixa a cidade cada vez mais preocupada. Até que o sistema Sarita faz algo ainda mais inaceitavel, desligam toda internet da cidade, oque faz com que a população se desespere e chamem o presidente para que faça algo sobre. 

Drica consegue entrar em contato com o presidente e partem para tentarem resolver o problema sabendo que o problema clamava forte...
Com os gritos sem parar vindo das montanhas vizinha a cidade: 

"Abaixo a obsolescência programada!"  
"Abaixo a obsolescência perceptiva!"
"Abaixo a descartalização!"  










































Oque mais gostei em A Revolta da Sucata foi a forma inteligente de como a minha querida parceira Laura conseguiu expressar o nosso erro no grande consumismo que temos, comprando coisas não necessárias e esquecendo aquelas que até um tempo atrás achávamos um máximo. Oque hoje realmente está acontecendo, e que no futuro isso pode pesar muito! 
Todas páginas do livro são recicláveis, oque eu amei! É ótimo gente, acho que o melhor papel de livro que já li, é muito gostoso mesmo ler com a cor do papel reciclável. Não cansa a vista de forma alguma. 
A Revolta da Sucata é uma leitura bem leve e divertida, um livro muito fácil de ler e entender, principalmente compreender. Nada melhor do que ler um livro e concordar com oque ele está querendo nos fazer acreditar. E nessa missão a Laura se garantiu! :)


Agradeço a super simpatia de Laura Bergallo comigo e a confiança com o meu blog, a leitura foi muito gostosa e prazerosa. O Livro é recomendável com toda certeza! 

                    Saiba mais e acompanhe a autora: Facebook - Site Oficial

   

2 comentários:

Layout by: Adolescente Nerd | Exclusivo Cupcake Leitor | Don't Copy